quinta-feira, junho 20, 2024
Noticias Escritas

PRF apreende diversas mercadorias sem documentação fiscal na Fernão Dias

Na madrugada desta terça-feira (05/06), durante operação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal fez duas apreensões de mercadorias de origem estrangeira sem documentação fiscal, na Fernão Dias.

A primeira ocorreu na altura do km 735, município de Carmo da Cachoeira (MG), quando os policiais abordaram um caminhão VW/9.150 baú, que era conduzido por um homem de 36 anos e seguia para São Paulo (SP).

Durante a fiscalização no compartimento de carga, os policiais observaram que o veículo estava totalmente carregado e, após uma verificação detalhada, foi constatado que se tratava de calçados de origem estrangeira (Vietnã, Indonésia). Ao questionarem o condutor, o mesmo informou que não possuía documentação fiscal da carga transportada. Desta forma, ficou configurado, a princípio, o crime de descaminho.

A segunda ocorrência deu-se no km 703, município de Lavras (MG), quando os policiais abordaram um outro caminhão VW/8.120 baú, que era conduzido por um homem de 22 anos e seguia para Belo Horizonte (MG).

Ao fiscalizarem seu compartimento de carga, os policiais constataram que o mesmo estava carregado com diversas mercadorias de origem estrangeira, como roupas, tecidos, copos térmicos, celulares e acessórios. Foi solicitada a documentação fiscal da carga transportada e o condutor apresentou algumas notas fiscais. Após análise, foi constatado que a documentação apresentada não condizia com a totalidade da carga transportada, configurando, em tese, o crime de descaminho acerca da carga que não possuía documentação fiscal.

Questionados, ambos os motoristas declararam que faziam apenas o transporte da carga, não tendo conhecimento do conteúdo dos volumes transportados e dos respectivos destinatários.

Diante disso, os veículos foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal para os procedimentos legais pertinentes.

Adersen Arantes

Adersen Arantes estudou Licenciatura Ciências da Comunicação na Universidade da República no Uruguai. Trabalhou como Repórter na Rede TV e Record em Parauapebas, Também atuou como apresentador de Telejornal no Sbt Tucuruí - PA e SBT Parauapebas - PA. Atualmente faz parte da equipe de Jornalismo do Grupo DTTV em Nepomuceno.

Deixe um comentário