quarta-feira, julho 24, 2024
Vídeos

MATÉRIA ESPECIAL MÊS DAS MULHERES: LUGAR DE MULHER É?

Este mês de março, a DTTV, vai publicar uma série de matérias relacionadas as mulheres, são três materiais veiculados nas sextas, e está é a primeira da série. 

Já é sabido que, desde a Revolução Industrial, o modo pelo qual as pessoas passaram a exercer as suas funções laborais mudou completamente. Antes das referidas mudanças, as mulheres tinham que permanecer em seus lares, primando exclusivamente pelo cuidado da casa, dos filhos e do marido.

Mas a presença das mulheres no mercado de trabalho passou por grandes desafios, mas que hoje já são colocados em evidência e encontram cada vez mais espaço.

Desde então, as mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, contribuindo para a economia do país. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia brasileira poderia aumentar até 382 bilhões de reais se incluísse mais mulheres no mercado. 

De acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, 65% da mão de obra geral do mercado brasileiro é masculina, é, 45% feminina.

Outro grande desafio ainda enfrentado por muitas mulheres, principalmente as mães solteiras, é a jornada dupla de trabalho, pois os serviços domésticos ainda são atribuídos quase exclusivamente a elas. As mulheres precisam dividir o seu tempo entre o trabalho de dentro e fora de casa. 

Mas você, em pleno século XXI, acha que lugar de mulher é?

Adersen Arantes

Adersen Arantes estudou Licenciatura Ciências da Comunicação na Universidade da República no Uruguai. Trabalhou como Repórter na Rede TV e Record em Parauapebas, Também atuou como apresentador de Telejornal no Sbt Tucuruí - PA e SBT Parauapebas - PA. Atualmente faz parte da equipe de Jornalismo do Grupo DTTV em Nepomuceno.

Deixe um comentário