quarta-feira, julho 24, 2024
Noticias Escritas

HOJE COMPLETA 5 ANOS DA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO.

No dia 25 de janeiro de 2019, o Brasil parou por causa de uma grande fatalidade, a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG) se rompeu causando um dos maiores desastres já vivenciados pelo país.

Hoje, às 12h28, se completa 5 anos que 270 vítimas fatais, incluindo 236 funcionários da Vale, 22 moradores de Brumadinho e 12 pessoas que estavam em uma pousada, na ocasião, perderam suas vidas.

A Vale foi multada pelo Ibama em R$ 250 milhões e, em 2021, assinou um termo de compromisso de mais de R$ 37 bilhões em indenizações, destinados a diferentes tipos de despesas, definidos pelas famílias das vítimas e comunidades atingidas.

Até o momento 3 corpos ainda estão desaparecidos e as buscas continuam.

Milhões de litros de lama contaminada com metais devastaram a região, soterrando, além das vidas, construções, o rio Paraopeba, diversas espécies de animais e uma área de quase 150 mil hectares de vegetação.

 A lama percorreu mais de 300 km, afetou 18 municípios e quase um milhão de pessoas. Oito cidades se abasteciam da água do rio, que ainda não foi totalmente recuperado.

Cinco anos após a tragédia, ninguém foi responsabilizado pelas mortes e danos ambientais.

Você lembra deste dia?

📱Acompanhe a DTTV nas Redes Sociais e pelo canal 51.1

💻 Fonte: Internet

Adersen Arantes

Adersen Arantes estudou Licenciatura Ciências da Comunicação na Universidade da República no Uruguai. Trabalhou como Repórter na Rede TV e Record em Parauapebas, Também atuou como apresentador de Telejornal no Sbt Tucuruí - PA e SBT Parauapebas - PA. Atualmente faz parte da equipe de Jornalismo do Grupo DTTV em Nepomuceno.